Você Sabe o Que é Uma Thumbnail?

Conheça agora o que é uma thumbnails e sua importânia

As thumbnails também são chamadas de miniaturas de vídeo ou capas de vídeo até capinhas, elas são aquelas imagens que aparecem antes de você clicar para assistir um vídeo no YouTube.

São aquelas fotinhas que você vê quando entra na página de pesquisa do YouTube, antes de clicar em um vídeo.

 

A origem do termo

Já se desconfia que ele deriva do inglês por sua pronúncia, e realmente é, a palavra “Thmbnail” significa unha do polegar (thumb” é polegar e “nail” unha).

Esse nome é usado como uma comparação, do tamanho da imagem que aparece para visualização, bem pequeno de 80×200 pixels com o “tamanho de uma unha”.

Para que serve uma thumbnail?

Elas servem como as capas dos vídeos, ajudam muito em chamar a atenção da sua audiência para que as pessoas cliquem no seu vídeo.

Um xemplo para você entender, seria como se fosse um “cartaz de um filme de cinema”, sabe? Tem essa função. Uma prévia do conteúdo.

 

Como deve ser a imagem do meu thumbnail?

A imagem do thumbnail pode ser uma cena do seu vídeo (que se chama frame), ou uma foto qualquer, mas o modo certo é fazer upload de alguma imagem criada por você.

Tal imagem deve ser personalizado e atraente, essa personalização que traz credibilidade no trabalho.

Atenção na hora de criar sua thumbnail

Lembrando que ela deve ser feita com muito cuidado e atenção, pois 60% das intenções de click dos vídeos estão nas thumbnail, e isso é muita coisa!

Essa capa precisa ser chamativa, interessante e que cause curiosidade em quem as veja, ela precisa ter o assunto do vídeo e elementos que complementam a ideia central do conteúdo.

Não se esqueça do padrão

Lembrando sempre em manter um padrão de fontes e cores, a função disso é que seu canal tenha identidade visual quando usado corretamente.

Um padrão de cores no seu canal agregando muito valor e mostra que você entende do assunto.

 

Em contrapartida

Se sua miniatura estiver desinteressante, confusa e de difícil leitura, ela pode causar o efeito inverso, então é necessário entender como aplicar cada elemento de forma mais assertiva.

Dicas; os primeiros passos para criar uma thumbnail de sucesso

1. Tamanho da imagem.

Apesar do tamanho dela ser pequeno, não é preciso ser feita do tamanho mencionado no começo desse texto.

Isso aconteceu pois a hospedagem do site diminui sua imagem para caber no espaço que a miniatura entra.

O tamanho recomendado é de 1280×720 pixels, nesse tamanho se ganha mais resolução e quando for diminuído para 80×200 pixels não perde.

 

2. Texto e Cores

O texto deve ser pequeno, pois como você viu no texto, a imagem é mostrada em um tamanho reduzido, ou seja, tente sintetizar seu texto em uma ou duas palavras.

Se você já tem identidade visual, ótimo, use as fontes que já tem, se não, evite letras cursivas e carregadas use as mais simples e melhor legíveis

Sobre as cores da imagem, assim como o exemplo do texto, use as que a sua marca já utiliza, caso não tenha use cores contrastantes com o texto, a fim de deixar o mais legível possível.

3. Identidade de Vídeo

Cada vídeo precisa ter sua imagem própria e diferente uma da outra, mas seguindo um padrão de fontes e cores para que tenha harmonia.

Agora que você já aprendeu a ideia central do que é o thumbnail, você pode diferenciar entre os outros produtores de conteúdo e chamar mais atenção em seus vídeos.

Daqui pra frente só melhora

 

E aí, gostou do assunto? Quer saber mais?

Fale conosco e descubra o poder que existe nessa simples imagem para seu canal e transforme visualizações em lucro!

Thiago Albuquerque

Thiago Albuquerque

Copyright e Social Media

COMPARTILHE ESSE ARTIGO 📲