Jornada do Herói: Como o Empreendedor Deve Encarar o Mundo

Você já ouviu falar da Jornada do Herói?

Sim, muito bom, se não vai conhecer agora como é a Jornada do Héroi.

E o melhor, vai entender e quem saber usar em sua vida, como empreendedor e também pessoal.

Vamos lá?

A batalha diária do empreendedor

Não é fácil empreender em um país que ⅔ das pequenas empresas fecham em menos de 5 anos. Quer saber mais sobre esses motivos as fazem fechar, acesse nosso artigo abaixo e entenda;

5 Motivos Que Quebram as Pequenas Empresas

Como é fácil ser positivo no dia a dia de uma empresa, não é mesmo? São muito problemas que deixam o empreendedo desanimado e sem cabeça para pensar direito, isso é um fato

Mas não podemos deixar isso nos abalar, pois por trás de grandes batalhas estão grandes conquistas, e é assim que começamos a Jornada do Herói. 

Força de vontade e garra para enfrentar essas batalhas diárias, para que no final nos tornarmos heróis e heroínas da nossa própria história.

Toda odisseia tem um começo

Pense aqui comigo, você já percebeu alguma semelhança entre os mitos da antiguidade, fábulas infantis aos filmes de herói?

Pense aí…

Você consegue ver a aplicação da jornada do herói que também é a da heroína no nosso dia a dia?

Caso ainda não, vamos explicar com mais simplicidade essa ideia em tópicos adiante nesse texto. 

Essa ideia da jornada do herói é tão relevante que foi usada desde a antiguidade no seus mitos até hoje em dia no mundo cinematográfico, como por exemplo nos roteiros de grandes filmes, como Jogos Vorazes, Harry Potter e o fantástico O Senhor dos Anéis.

A Jornada do Herói e seus 12 atos.

Essa antiga história que ainda hoje inspira inúmeras pessoas pelo mundo carrega um forte significado de perseverança e desafios. Como por exemplo a metáfora dos 12 trabalhos de Hércules.

Para simplificar essa ideia, vamos resumir em 3 grupos (atos) essa jornada, da saída da sua área de conforto até se tornar um verdadeiro herói.

Os 3 grupos da jornada:

Ato 01: “O chamado”

Esse ato acontece quando o futuro herói está fazendo suas coisas normais do cotidiano, quando derrepente alguém de grande importância e sabedoria (como por exemplo um mago) lhe entrega uma missão.

O futuro herói, de primeira, reluta, não quer aceitar o chamado que lhe foi designado, não quer problemas para si, porém ele encontra um mentor, alguém que ele confia, como um amigo ou familiar.

O mentor se mostra a grandiosidade da jornada e o convence que ela vai mudar sua vida para sempre e partir rumo ao desconhecido.

Ato 02: “A partida”

Mesmo ainda relutante, o futuro herói sai rumo à aventura, deixa para trás o conforto do seu lar e as coisas simples do seu cotidiano para a jornada época que o aguarda.

No decorrer da sua jornada, agora herói, ele começa a enfrentar diversas pequenas batalhas e escolhas, com isso ele vai se tornando mais forte, experiente e capacitado, assim se torna mais resiliente caminhando para a batalha final que o aguarda.

Ato 03: “A provação final”

Nessa última batalha é colocado a prova todo o conhecimento que o herói adquiriu em sua jornada é usado para a provação final, porém ele ainda assim não é capaz de enfrentar sozinho 

Em meio ao teste final esgotado e sem esperanças algo acontece, um sopro divino o reergue com força e determinação, ele encontra o ímpeto da vitória em seu interior, e com esperanças em seu coração vence a batalha.

Por fim o retorno ao lar

Após superar todos os desafios impostos pela jornada, o herói finalmente retorna ao seu lar.

Mas ele não apenas voltou, ele está de volta como uma outra pessoa, tal pessoa que agora é capaz, que irradia esclarecimento.

O mundo não é mais um problemas, apenas novos desafios que ele está apto a vencer, pois agora ele é capaz.

Um resumo da jornada.

De modo simples aprendemos com essas histórias de heróis algo que nos inspira, um modo de mostrar para a vida que somos capazes, e vamos em frente, mesmo com as diversidades e perigos.

Todos os dias nós vivemos nossa jornada do herói, o chamado nos é dado e nos o atendemos.

Batemos de frente com os problemas e voltamos um pouco mais capacitados para casa, e isso se repete todos os dias, sempre nos fortalecendo para a jornada seguinte.

Mas não só nossa história pessoal faz parte da jornada, a do empreendedor também, aprender, aprender todos os dias e não se deixar levar por medos e receios.

Todo e qualquer desafio encontrado vai te tornar mais forte e apto a seguir em sua jornada.

O aprendizado por trás do esforço

Os problemas devem ser encarados com desafios de crescimento, não como empecilhos que vão te travar e te jogar para baixo.

O medo é natural, mas não pode te paralisar, dificuldades virão, mas assim como elas surgem elas somem.

A dificuldade de abrir sua empresa vai existir, de arrumar clientes e pagar contas, mas não deixe que isso tome sua vontade de crescer.

Confie na sua escolha e acredite nela, lute todos os dias a sua batalha e cresça com ela. O mundo está aí para ser desbravado, seja o seu herói, você é capaz! 🥇💪

Thiago Albuquerque

Thiago Albuquerque

Copyright e Social Media

COMPARTILHE ESSE ARTIGO 📲

Assista nosso vídeo e entenda um pouco mais a fundo sobre como ter um Pensamento Empreendedor.