Conheça a Pirâmide de Maslow e sua Importância

Conheça a Pirâmide de Maslow e sua importância

Sobre a Pirâmide de Maslow e o que é

A Pirâmide de Maslow foi criada em 1950 pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, ela demonstra de forma figurada quais são os anseios/desejos do homem, do básico instintivo à realização pessoal.

Na Pirâmide de Maslow a pessoa descobre como fazer para reconhecer esses anseios e tomar a rédea sobre eles, ela aprende a ser dona das suas emoções, não ao contrário.

Reconhecer para não sofrer influência de tais aspectos que todos nós temos.

A auto consciência é necessária para entender esses anseios básicos e evitá-los, entender que a auto-realização está no topo da pirâmide, mas por vezes as pessoas vivem nos primeiros degraus, confundem os anseios básicos com o sucesso, e isso acontece bastante.

Vamos falar um pouco sobre os degraus da pirâmide, saindo da base de número 05 até ao topo número 01:

5. Fisiológicas:

alimentar, descansar e sexualidade;

4. Segurança:

emprego, saúde, propriedade e etc;

3. Social:

família, amizades, amor e etc;

2. Estima:

auto-estima, confiança, ser respeitado e etc;

1. Auto-Realização:

autoconhecimento, crescimento, esclarecimento pessoal e etc.

 

Explicando com mais detalhes o conceito geral na nossa sociedade.

 

Seguindo a sequência da base 05 até o topo de número 01

 

5. Fisiológicas: 

Na base da pirâmide se tem as necessidades fisiológicas, aquelas que dizem respeito a garantir que todos os dias não falte casa, saneamento, comida, água.

05.1. Simples? Talvez nem tanto, pois no nosso país 46 milhões de pessoas enfrentam problemas para garantir essas condições mínimas de sobrevivência.

 

4. Segurança:

Depois que a base foi suprida, entra em ação a segurança familiar, do corpo e da propriedade privada. Ter a garantia de suas coisas, casa, carro, moto, seus familiares seguros e sua vaidade sob controle (vaidade remete a segurança da beleza)

04.1. Isso seria um direito secundário depois das necessidades básicas, mas não é bem assim, no Brasil um generosa parte da classe C busca suprir esses anseios, cerca de 63 milhões de brasileiros.

 3. Social

Após a preocupação com as segurança e bens, entra os anseios de aceitação social. Essa necessidade de ser querido, ter boas amizades, se sentir aceito na comunidade que a pessoa está inserida. Ela é natural de todos nós, assim que as duas primeiras são sanadas.

3.1. Nessa ideia muitas pessoas as vezes deixam na negligência os dois primeiros degraus da pirâmide para viver um “falso eu”, passa certa necessidade para ter status. Muito comum nessa era digital.

2. Estima

Seguindo na pirâmide tem a penúltima necessidade, ela é conhecida como estima social. 

02.1. Trata-se de valores pessoas, esses valores nós entregamos para as pessoas, queremos ser respeitados por determinado conteúdo pessoal, uma aspiração.

1. Auto-realização

Por fim, no topo da nossa pirâmide, a auto-realização, auto conhecimento e crescimento, esclarecimento pessoal.

01.1. Esse estágio final da compreensão do homem, descobrir um talento pessoal, como um hobby, ser esclarecido, entender a si mesmo e ao mundo.

Chegando ao topo:

Mas como chegar nesse tão almejado topo? Estudando de tudo e aplicando esse conhecimento em nossas ações diárias, isso gera melhoria de vida e crescimento pessoal.

Aplicando a idade no empreendimento

Esses são os pontos essenciais, da pirâmide, mas como essa teoria foi construída em 1950 antes da maioria das tecnologias que existem, algumas dessas camadas se misturam e causam a falsa impressão de sucesso, a pessoa vive na base achando que está no topo, e isso é bastante perigoso.

Perigoso não só para a pessoa, mas também para ela no âmbito do empreendedorismo, mistura a vida pessoal e as falsas impressões criadas pela falta de conhecimento prévio com seu negócio. 

Confira também sobre o comportamento do empreendedor, ele é um complemento da Pirâmide de Maslow.

Aprenda mais!

Quer saber mais sobre a Pirâmide de Maslow e como ela se encaixa nas relações pessoais, empreendedoras e dos funcionários? Confira em nossas redes e surpreenda-se. 🎯🏆

 

Thiago Albuquerque

Thiago Albuquerque

Copyright e Social Media

COMPARTILHE ESSE ARTIGO 📲

Assista nosso vídeo e entenda um pouco mais a fundo sobre a Piramide de Maslow